Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010


Máquina e Célula





Segundo a Segunda Lei da Termodinâmica, não ocorre transformação integral de calor em trabalho. As máquinas térmicas trabalham utilizando duas fontes de temperaturas diferentes, de modo que uma parte do calor retirado da fonte quente é enviada a fonte fria. Não é possível transformar todo o calor retirado da fonte quente em trabalho.Este fato assemelha-se bastante com a estrutura de desenvolvimento da célula que absorve apenas parte da energia necessária ao seu funcionamento.
Já que ,o calor flui espontaneamente de um corpo quente para um corpo frio, o inverso só ocorre com a realização de trabalho e nenhuma máquina térmica que opera em ciclos pode retirar calor de uma fonte e transformá-lo integralmente em trabalho, Muito menos a célula.
Em síntese,pode-se dizer,de maneira geral que,a célula pode ser comparada, de maneira bem simples, com uma fábrica. Através das portas da fábrica chega o material que será usado para a fabricação de seus produtos, esse processo requer o emprego de energia e funcionários devidamente preparados para sua função  específica.

Contudo para que haja um bom funcionamento da f
ábrica é necessário um corpo administrativo, responsável por organizar o trabalho de cada funcionário e pelo contato com o mundo exterior.

Tudo isso ocorre no interior da f
ábrica, que é delimitada por seus muros. De maneira semelhante encontraremos a vida celular. Delimitada por uma membrana (membrana plasmática), responsável por separar o conteúdo interno da célula do meio externo, encontraremos os organóides (espécie de funcionários com atividades específicas), e o núcleo, que funciona como o corpo administrativo mantendo o bom funcionamento da célula e administrando o contato com o meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário