Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Células musculares - Fibras

*As células musculares (ou miócitos) são longas fibras - podem chegar a 30 cm de comprimento - que constituem os músculos. Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilhas, responsáveis pela contracção muscular.
*As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. As células do músculo cardíaco chamam-se “cardiomiócitos”.


Fibras musculares lentas e rápidas



As fibras musculares classificam-se de acordo com suas propriedades de contração :

* Fibras de contração lenta (CT), ST = "slow twitch", tipo I, ou ainda, vermelhas ;
* Fibras de contração rápida (CR), FT = "fast twitch", tipo II, ou ainda, brancas .
O número e a distribuição dessas fibras em nosso organismo são determinadas geneticamente. portanto são hereditárias. Por esse motivo é comum ouvirmos dizer se certos corredores são velocistas natos. Podemos, então estimular essas fibras para que elas se tornem mais resistente ou maiores ( hipertrofia ). Alguns cientistas, afirmam que as células musculares são capazes de se duplicarem por um processo denominado hiperplasia.

Dependendo da capacidade física objetivada no treinamento, devemos estimular o tipo adequado de fibras, assim :
Fibras do tipo I atividades aeróbias e endurance
Fibras do tipo II atividades anaeróbicas, força e velocidade



*As fibras musculares esqueléticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo levar um tempo de até 5 vezes maior do que as rápidas para se contrair.
*As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuem maior quantidade de mitocôndrias, maior irrigação sanguínea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gás oxigênio. As fibras rápidas, pobres em mioglobina, estão presentes em músculos adaptados à contrações rápidas e fortes.
*Esses dois tipos de fibras podem ser diferenciados apenas ao microscópio por meio de corantes especiais.

Um comentário:

  1. eu nao consigo achar um site com boa resposta nem si que esse me ajudem a achar um site melhor falando sobre celula muscular e nao tecido muscular e sim celula muscular tchau

    ResponderExcluir