Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Células cardíacas - hemácias



O coração é composto na quase totalidade por células musculares cardíacas contrácteis que funcionam de forma semelhante ao músculo esquelético. Contudo, ao contrário do músculo esquelético, o músculo cardíaco não é estimulado diretamente pelo sistema nervos. Existe um pequeno número de células cardíacas que têm a capacidade de gerar o seu próprio potencial de ação, e esse sinal é transmitido em cadeia por todo o coração –células auto-rítmicas – (atividade de pacemaker) fazendo contrair o tecido muscular cardíaco.

Hemácias

Sangue: 60% plasma; 40% células sanguíneas; Hemácias (células anucleada); Leucócitos (células de defesa do organismo); Plaquetas (coagulação sanguínea)



- Formato: Bincôncavo, porém as formas das hemácias podem variar conforme as células sejam expremidas ao passarem pelos capilares, podendo ser deformada e assumindo qualquer forma sem que se a sua membrana distenda e se rompa, como outras células;

 As hemácias normais possuem 34% de proteína Hemoglobina (Hb), entretando, quando a formação da hemoglobina é deficiente na medula óssea, pode cair até 20% ou menos.


- É uma célula anucleada;


- Função: Transporte de gases através da hemoglobina;


- As hemácias possuem enzimas apesar de não terem núcleo, porém essas enzimas perdem suas funções, por isso elas morrem.


- Origem: Medula Óssea -> Hemocitoblasto


-Tanto a Hemoglobina, como os outros leucócitos, exceto os linfócitos, sao produzidos na medula óssea, derivado de um único tipo celular, o hemocitoblasto, que passa por várias etapas de desenvolvimento, até chegar ao eritrócito.

- Regulação da concentração de hemácias:


Duração máxima de 120 dias;


Com a quebra das hemácias, parte da hemoglobina formam bilirrubina ( resíduos das hemácias)


Esse número de células é regulado de modo que haja um número adequados de células para promover a oxigenação, sendo que em casos de anemia, altitudes elevadas, atividade física intensa, haverá uma produção maior de hemácias para suprir o corpo com a oxigenação necessária.


Ou seja, as hemácias serão controladas pela [ ] de O - Combinação da Hemoblobina com o O2: A característica mais importante da molécula de hemoglobina é de se combinar, de modo frouxo e reversível com O2, visto que a sua função primária, é captar O2 nos pulmões e liberar nos tecidos, de modo que essa combinação é reversível e totalmente rápida.



Vídeo sobre células cardíacas

Nenhum comentário:

Postar um comentário